sexta-feira, 3 de junho de 2011

Animação, vamos criar um StopMotion?

O stopmotion é uma animação bem conhecida por todos, desde pequenos assistimos desenhos, filmes e até mesmo alguns programas infantis que lembram muito aquelas brincadeiras com maça de modelar (a tradicional macinha).
A principal característica de um stopmotion é que a animação é feita quadro a quadro. Esses quadros podem ser desenhados, fotografados e até filmados, o mais importante é mudar com  muita calma e paciência cada quadro da animação, e bota calma nisso, para criarmos uma animação com apenas 1 segundo temos que criar 24 quadros, no caso da macinha, temos que utilizar um material mais resistente pensando que o boneco além d ser bem maleável tem que durar um bom tempo, e bom tempo eu quero dizer alguns meses.

Em muitas ocasiões, coloca-se um complexo sistema de juntas (tradicionais ou mecânicas) dentro do personagem para facilitar os movimentos ou trabalharmos com um programa apropriado como o Adobe Flash, nele podemos criar animações bem divertidas também usando o método de quadro a quadro.
Apesar de parecer algo extremamente cansativo e desgastante, o stopmotion pode se tornar algo super divertido, principalmente quando fazemos em equipe, abaixo vai um exemplo bem criativo e simples de fazer, quem desenvolveu foi minha amiga Lya, a unica coisa que você vai precisar para fazer algo parecido é uma câmera, um pedaço de papel e um tempinho livre:


Ai vai um desafio, criem um stopmotion e mandem o link junto com um comentário. Solte sua imaginação e vamos participar.

Um comentário:

Deixe seu comentário para que possamos tirar suas duvidas e saber sua opinião sobre nossas matérias.