sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Produtos brasileiros premiados no If Product Design Awards

Neste ano, 18 participantes brasileiros concorrerão a uma das mais disputadas estatuetas do mercado internacional, estou falando do concurso If Product Design Awards.

Dois projetos de estudantes brasileiros, ambos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), receberam o iF Concept Design Award. Roger Mafra Burda desenvolveu individualmente um produto medidor de pressão direcionado para a área médico-hospitalar: o 'esfignomanômetro Hand – Brassard' é um bracelete que facilita a auto-colocação por idosos através de um sistema bate-enrola. O outro projeto premiado foi desenvolvido pela dupla Cleber Niels e Rodrigo de Freitas Wolf, que criou um equipamento para diagnóstico veterinário. Com o 'condensador do exalado respiratório equino', as informações do sistema respiratório de animais equinos – como os cavalos – são condensadas e transformadas em amostras líquidas para uma análise mais rápida, barata, limpa e menos invasiva.

Inscrições:
Estão abertas as inscrições para o iF Concept Design Award 2013. O prêmio acadêmico internacional oferece a estudantes ou recém-formados nas áreas de design, arquitetura, marketing e engenharia a oportunidade de concorrer com outros acadêmicos em âmbito mundial e ainda apresentar suas ideias a um público de interesse. As inscrições são gratuitas e devem ser diretamente no site do iF.

São premiados 100 trabalhos, e entre os de maior destaque é distribuído um prêmio no valor de 30 mil euros. As categorias são: Design de produto/Design industrial; Design de comunicação/Multimídia; Design de moda e Arquitetura/design de interiores.

Clique para se inscrever: www.ifdesign.de

Projetos:
Vamos dar uma olhada nos itens desenvolvidos pelos nossos compatriotas e entender melhor o significado de cada detalhe das peças.

Toledo

A Fruteira Toledo é a demonstração da versatilidade do Aço Inox 18/10 num projeto ousado, bem estruturado e delicado. A Toledo valoriza o material com a qual foi construída e amplia o seu brilho pelo ambiente, porém se mantém concentrada em sua base central.  Uma peça que se expande e faísca, impõe sua armadura prateada no espaço, mas sem perder a delicadeza. Assinada por Rubens Simões – criador e criativo por trás da Riva, surgiu a partir de um experimento criativo e acabou se tornando um ensaio para novas coleções.


Coleção K

Foi baseada nos projetos arquitetônicos clássicos do modernismo – a conversa entre curvas abertas e linhas retas, entre o concreto e o espaço livre, que a riva buscou sua inspiração para a sua nova coleção K. Sob a liderança e incentivo de Rubens Simões, o visionário criador da Riva, o designer Guilherme Wentz inaugura uma nova linha de peças que refletem qualidade técnica, matemática, sustentando formas abstratas. Limites que dão contorno à imaginação.

Nestas peças, as linhas delimitam o espaço e recriam a ordem que a liquidez oca do vidro desfez. São novos objetos que propõem um novo design para aquelas construções que acontecem nos espaços internos: mais limpo, geométrico, consciente e autêntico.

Sofá Pedra

Combinando pedra e sarja acrílica, o Sofá Pedra faz parte de uma linha criada para áreas externas, mas com a ideia de ser também utilizável em áreas internas, pois foge do visual caricato dos móveis para jardim.
Um dos desafios para os designers foi fugir das formas orgânicas, explorando um visual mais concretista e a volumetria das peças. Além do aspecto ecológico, o estético também foi considerado no desenvolvimento das peças.

Milla

A cadeira Milla foi desenhada a partir de um conceito de multiplicação, dentro de uma perspectiva, onde a quantidade de cadeiras não torna o ambiente exaustivo.

As interseções, junções, encaixes juntamente com as arestas arredondadas compõem a estética amistosa do produto.

Estruturada em madeira maciça de média densidade, encosto em ratam natural ou estofado.
A atenção aos detalhes, execução precisa e desenho atemporal, sintetiza o conceito da peça.

Mirah Armchair

A poltrona é marcada pela riqueza de detalhes, característica que foi trabalhada de forma a ser perceptível de todos os ângulos. A leveza, no entanto, foi mantida para garantir conforto, de forma que a estética do produto é atemporal.

Executada em madeira maciça, pode ter assento em madeira ou estofado com tecidos ou couro natural. A madeira e a leveza do desenho aliada à execução precisa formam uma bem sucedida receita para um produto sofisticado e atual.

COUCHE 60

A luminária Couche, desenhada pelo designer Fernando Bernucci, da marca Art Maison, ganhou prêmio no evento iF Product Design Award 2013.

O pendente vencedor Couche 60 tem um design exclusivo com recortes a laser, em formatos de círculos concêntricos e em camadas, oferecendo luxo e inovação para qualquer ambiente.

Lumicenter

Esta linha de luminárias composta por pendente e arandela explora de forma inovadora a porcelana - um material tradicional porém pouco explorado no projeto de luminárias. Ambas as peças utilizam lâmpadas halógenas bipino tensão de rede para soquete G9.

O design da forma, que remete a uma pequena colmeia, utilizou sofisticadas técnicas de modelagem 3D e prototipagem rápida em seu desenvolvimento e execução. Devido à translucidez característica da porcelana, as peças revelam uma tonalidade alaranjada ao serem acessas, provendo o ambiente com uma luz quente e aconchegante, além de um interessante efeito de luminoso que colabora para tornar o espaço acolhedor e agradável.

Fonte: http://www.designbrasil.org.br/noticias/confira-lista-de-produtos-brasileiros-premiados-no-if-product-design-awards

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para que possamos tirar suas duvidas e saber sua opinião sobre nossas matérias.