sábado, 13 de agosto de 2011

Sketch, a alma de um projeto

Desenho sempre foi minha paixão, mais de um tempo pra cá fui deixando aos poucos isso de lado pra me dedicar a projetos digitais. Com isso acabei fechando boa parte de minha mente, agora tudo se resumia em Photoshop, Flash, Corel, Ilustrator, etc.
Nessas férias de julho fiz um curso que me fez lembrar muita coisa, apesar de já saber praticamente tudo sobre o que foi mostrado de Photoshop, pude retornar a boa e velha lapiseira. No curso de ConcepArt, mais voltado para o setor automobilístico, recebemos um desenho que teria quer ser refeito a mão para depois levá-lo ao PhotoShop, nosso professor era o Marcel Marchesi, um designer já bem conceituado na área e criou várias artes para Stock, como por exemplo o carro utilizado pelo piloto Ingo Hoffmann.
mais detalhes em: http://marcelmarchesi.blogspot.com/

Mais qual a finalidade?
Todo projeto deve ser desenvolvido antes a mão, podemos desenvolver vários sketchs de um só projeto onde faremos um filtro de ideias, podemos simplesmente pegar a melhor ideia ou criar um outro projeto baseado em todos pontos fortes de cada desenho. O mesmo fazemos em uma animação, onde é chamado de "Story Board", personagens, utensílios e até mesmo máquinas de grande porte.
Funciona assim, você cria um projeto no papel (pode ser um personagem, um objeto, em fim qualquer coisa), dessa forma fica muito mais fácil imaginar os detalhes do trabalho. Assim que terminar passe o desenho para o computador através de um scanner ou até mesmo uma câmera digital. Eu prefiro trabalhar com o PhotoShop que oferece muito mais recursos, nele eu redesenho o sketch e faço a pintura.
É claro que quanto mais se conhece de PhotoShop melhor vai ficar o trabalho, e a habilidade com desenho manual ajuda muito também.
Projeto do Volkswagen Lupo


Uma boa dica para todos, desenhar é um dos melhores exercícios para criatividade, seus trabalhos podem ficar 10 vezes melhores se antes for criado um sketch. Espero que tenham gostado.

3 comentários:

Deixe seu comentário para que possamos tirar suas duvidas e saber sua opinião sobre nossas matérias.